quarta-feira, 17 de maio de 2017

Exposição que conta história de Tom Zé será apresentada em Salvador

O artista baiano Tom Zé se apresentou no festival Todos os Sons em janeiro de 2017 em Brasília (Foto: André Conti/ Divulgação)

A exposição "Tom Zé 80 anos", que celebra as oito décadas de vida do cantor e compositor tropicalista, estará em cartaz na Caixa Cultural Salvador de 8 de junho a 6 de agosto. A exposição estará aberta à visitação gratuita de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h.
A mostra reúne obras gráficas, digitais e interativas sobre a trajetória do baiano, natural de Irará. Músicas, fotos, textos e depoimentos são traduzidos em instalações concebidas especialmente para a exposição e que, assim como o homenageado, utilizam-se da multiplicidade de meios e linguagens na concepção artística.
Entre as obras, uma linha do tempo detalhada, trabalho gráfico-visual assinado pelo designer, produtor de mídia interativa e curador da exposição André Vallias, perpassa os anos de vida de Tom Zé.
Fotos de acervo, textos, com inclusões em braile, e vídeos extraídos de diversos documentários mostram a trajetória do artista: o começo de carreira, a Tropicália, o reconhecimento internacional, os prêmios e as homenagens recebidas ao longo dos anos.
Idealizada pela cantora, produtora cultural e amiga pessoal de Tom Zé, Bete Calligaris, a exposição traz ainda contribuição textual do escritor Antônio Risério, além de uma pequena mostra de um acervo pessoal com mais de 10 instrumentos inventados pelo artista, a partir de objetos e materiais inusitados, e utilizados em muitas de suas gravações e shows.

G1 Bahia

Nenhum comentário: