terça-feira, 22 de maio de 2018

Conheça algumas doenças causadas pelo alcoolismo

Resultado de imagem para foto alcoolismo

1) Cirrose hepática
A cirrose hepática é uma das doenças causadas pelo alcoolismo com maior incidência. Trata-se de uma doença sem cura, caracterizada pela presença de tecido grosso (fibrose) e nódulos no fígado, fazendo com que as funções do órgão sejam comprometidas, como a metabolização de medicamentos.

2) Hepatite alcoólica
Considerada uma doença pré-cirrose, a hepatite alcoólica é uma doença inflamatória e degenerativa do fígado. Ela geralmente se desenvolve em alcoolistas que consomem pelo menos 80 g de álcool etílico ao dia, durante pelo menos cinco anos ou mais. A taxa de mortalidade da doença é estimada em até 13,5% nos casos leves e até 55% nas formas graves da doença.
Todos os alcoolistas podem desenvolver hepatite alcoólica, embora as mulheres sejam as mais suscetíveis. Entre os principais sintomas estão: náuseas, olhos e a pele amarelada, febre, perda do apetite, vômito com sangue e palidez.

3) Câncer
A dependência de álcool faz com que aumentem os riscos de câncer, especialmente no fígado, na laringe, na boca, no esôfago, no pâncreas e na faringe. Algumas hipóteses para que isso ocorra é que o álcool provoque danos em tecidos do corpo, reduza os níveis do ácido fólico e outros nutrientes e tenha efeitos sobre o estrogênio ou outros hormônios.

4) Pancreatite
A pancreatite também está entre as doenças causadas pelo alcoolismo mais comuns. O pâncreas é responsável pela produção de insulina e de enzimas que auxiliam a digestão, bem como é responsável por regular os níveis de açúcar no sangue e participar em outras reações metabólicas importantes para o organismo.
A pancreatite é uma inflamação da glândula do pâncreas, podendo ser classificada como aguda ou crônica. No caso dos alcoolistas, o mais comum é aparecer na forma crônica, quando as enzimas digestivas atacam e destroem o pâncreas e tecidos vizinhos, causando cicatrização e dor.

5) Problemas cardiovasculares
O alcoolismo favorece o aumento da pressão arterial (hipertensão), arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca e aumentam as chances de um acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita.

6) Disfunção erétil
O alcoolismo é a principal causa de redução do desejo sexual, ejaculação precoce e disfunção erétil. De acordo com uma pesquisa, 72% dos alcoolistas reclamaram de um ou mais problemas em sua sexualidade. A principal razão para estes problemas é que o álcool tem efeito depressor sobre o sistema nervoso.
Outros problemas causados pela dependência de álcool é a infertilidade, a diminuição ou ausência da menstruação e problemas na qualidade dos espermatozoides.

Nenhum comentário: